Destaque CCJ

10º PRÊMIO CINECLUBE JACAREÍ - CORVO DE GESSO 2017



FINAL DAS INSCRIÇÕES: 20 DE JULHO DE 2017

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

REGULAMENTO (Clique Aqui)


-CURTA E SIGA O CINECLUBE JACAREÍ E CORVO DE GESSO NAS REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/CineclubeJacarei/

https://www.facebook.com/CorvoDeGesso/

https://www.youtube.com/user/cineclubejacarei


-Saiba sobre o Cineclube Jacareí

cineclubejacarei@gmail.com

O projeto Cineclube Jacareí existe desde 2007. Com cinco anos de existência, tem uma missão nesta cidade. O dever de repartir com as pessoas o desejo de ver, informar-se e aprender sobre filmes e o cinema.

O inovador projeto Cineclube Jacareí atinge esse ano mais de cento e oitenta sessões do "Cinema de 5ª". Mostrando filmes independentes de cineastas locais e do Brasil. Preparou e entregou mais de cinqüenta estatuetas nas edições do anual "Prêmio Corvo de Gesso". Além de ter produzido centenas de filmes através da "Corvo Produções".

O projeto Cineclube Jacareí é pioneiro na região do Vale do Paraíba. Único grupo de trabalho que realiza a tríplice função no movimento audiovisual: produzir, exibir e premiar os filmes amadores, independentes e feitos em casa. Continuaremos a desfrutar dessa arte.



21 de nov de 2012

187ª Exibição - 08 de novembro de 2012

A sessão foi recheada com um longa produção nacional. O filme brasileiro “Os 12 Trabalhos”, dirigido por Ricardo Elias, faz parte do catálogo sugerido pelo programa “Pontos Mis” de São Paulo. Mis significa Museu da Imagem e do Som que incentiva espaços alternativos de exibição. Exatamente como o Cineclube Jacareí. Ambos promovem atividade prática do acesso ao cinema  e a formação de público. Mas como em toda sessão do Cinema de 5ª, o longa é precedido por produções em vídeo de curta duração:
“Espíritos Atordoados” é um trabalho assinado por Samuel de Souza e pertence a um gênero de produção característica no Cineclube Jacareí. A de criar vídeos em casa e, pela primeira vez, poder mostrar sua obra numa sala escura para um público cada vez mais exigente freqüentadores da Sala Mário Lago.

“Chuva VS Jacareí” é outro vídeo feito em casa e representa a batalha natural da cidade contra o período chuvoso que incomoda a tantos. Direção de Vini Trash.

“O Gritinho Fudido” é um vídeo que se aproveita do cômico para que seu valor seja extraído. Um concurso de berros bem dirigido pelo mesmo diretor que nos surpreende ao final mais uma vez.

“Galeria”, dirigido por Níkolas Araujo, é uma exposição de desenhos do próprio diretor filmados de modo a registrar sua galeria original.

Ainda tivemos na sessão o curta “5 minutos”, dirigido por Quico Meirelles. Curta preparado com mais investimento na produção e atores famosos como protagonistas. Esse curta veio no pacote do programa “Pontos Mis” e faz parte do material oferecido junto com “Os 12 Trabalhos” pelo projeto.

Os 12 Trabalhos - Um carinha que é motoboy, depois de ter saído da Fundação Casa (ou FEBEM), tem a missão pela frente de recuperar a vida com dignidade.

O preto e pobre da favela se depara com a nova vida depois de privado da liberdade. Suas entregas se tornam na realidade missões humanas para ele. E ao enfrentar as barreiras das entregas, deixa para o espectador o exemplo do serviço duro que precisa fazer todos aqueles que nascem injustiçados. Sem um pai, com mãe pobre, rodeado de traficantes aliciadores de menores e a sociedade hipócrita.

É um filme bem reflexivo do universo dos menos favorecidos no Brasil. Pessoas que já chegam aqui na terra dependentes de toda sorte para que na adolescência não estejam condenados ao fim da vida.

A produção é de 2007 e recebeu o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, na Espanha. É o segundo longa de Ricardo Elias que já havia sido premiado pelos curtas-metragem que tem no currículo. Os principais são do Festival de Cinema de Gramado, prêmio de melhor filme e melhor diretor pelo curta “Passagem”. No debate as opiniões sobre o filme foram variadas, mas com consenso na avaliação no legado da obra.
Com brinde oferecido pela Drogaria Econômica, o cinéfilo tetracampeão dos nossos sorteios Lucas Plesky passou a ficar mais perfumado. Parabéns!