Destaque CCJ

10º PRÊMIO CINECLUBE JACAREÍ - CORVO DE GESSO 2017



FINAL DAS INSCRIÇÕES: 20 DE JULHO DE 2017

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

REGULAMENTO (Clique Aqui)


-CURTA E SIGA O CINECLUBE JACAREÍ E CORVO DE GESSO NAS REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/CineclubeJacarei/

https://www.facebook.com/CorvoDeGesso/

https://www.youtube.com/user/cineclubejacarei


-Saiba sobre o Cineclube Jacareí

cineclubejacarei@gmail.com

O projeto Cineclube Jacareí existe desde 2007. Com cinco anos de existência, tem uma missão nesta cidade. O dever de repartir com as pessoas o desejo de ver, informar-se e aprender sobre filmes e o cinema.

O inovador projeto Cineclube Jacareí atinge esse ano mais de cento e oitenta sessões do "Cinema de 5ª". Mostrando filmes independentes de cineastas locais e do Brasil. Preparou e entregou mais de cinqüenta estatuetas nas edições do anual "Prêmio Corvo de Gesso". Além de ter produzido centenas de filmes através da "Corvo Produções".

O projeto Cineclube Jacareí é pioneiro na região do Vale do Paraíba. Único grupo de trabalho que realiza a tríplice função no movimento audiovisual: produzir, exibir e premiar os filmes amadores, independentes e feitos em casa. Continuaremos a desfrutar dessa arte.



8 de ago de 2012

173ª Exibição - 2 de agosto de 2012

Agosto começou bem para o CINEMA DE 5ª, um excelente público apareceu apesar das férias terem acabado e as portas nunca estiveram tão abertas para recebê-los. Depois de anos usando a saída lateral da Sala Mário Lago como entrada para as nossas sessões, a Fundação Cultural, que gentilmente nos cede o espaço toda quinta-feira, nos deu permissão para abrirmos a partir de agora a porta central do histórico edifício. Muito melhor iluminada e chamativa. Assim, fiquem atentos para a mudança logística!

Na programação, agora que as inscrições para o CORVO DE GESSO já acabaram, estava recheada - e assim será até o esperado evento, que premia os curtas amadores e independentes que passam por nossas telonas ao longo do ano. Dois deles foram exibidos durante a 173ª apresentação do Cineclube: "Acabo Ca Tereza" e "Querê Aparecê", junto com o longa "Batman & Robin", escolhido para fazer uma dobradinha com a atual saga do herói nos cinemas.

"Acabo Ca Tereza" de Selma Nogueira é uma simpática peça embalada na música caipira com um trio impagável cantando (ou tentando) e proseando em ritmo de festa, regada a bastante alegria, risos e um clima família que só favorece a produção. Apesar de ostentar características amadoras, por ser literalmente uma gravação caseira feita “de improviso”, a dinâmica do trio e a espontaneidade da brincadeira, da filmagem e da musicalidade contagiou nossos expectadores, que se divertiram como se estivessem em companhia e no clima das simpáticas figuras mostradas no curta. Parabéns aos realizados, que nos prestigiaram comparecendo em pessoa para conferir o resultado do divertido trabalho.
"Querê Aparecê" é um vídeo minuto de Adriano Pinheiro, muito bem sacado, aproveitando a onda de VLOGs apresentando gente “desconhecida” querendo dar sua opinião (muitos, só para aparecer, como já entrega o título) nos “youtubes” da vida. A obra faz uma paródia experta sobre esse tipo de linguagem e aproveita um conselho de mãe em conjunto com uma antiga piada de forma completamente original. Clássico instantâneo. Destaque para o ator Elton Caraça, que entrega suas falas de um jeito honesto e descaradamente convincente, fazendo, inclusive, um direto apelo para os membros do CINECLUBE JACAREÍ. Hilário! Seus realizadores, que também marcaram presença durante a projeção, mereceram todas as palmas recebidas.

Já "Batman & Robin" de 1997, o quarto longa-metragem do “homem-morcego” em sua saga pela Sétima Arte, é controverso por excelência. Sua diversão descompromissada, piadas a rodo e elenco estrelado até funciona como passatempo, sobretudo, para os menos aficionados pelo conhecido defensor de Gotham City. Contudo, é quase uma ofensa para os fanáticos pelo personagem. Dirigido por Joel Schumacher, o maior problema da película é que o diretor nunca teve os quadrinhos do Batman (que ele desconhecia) como referência para sua adaptação cinematográfica, preferindo se apegar a única caracterização que lhe era familiar: o antigo bat-seriado de TV dos anos 60. Aquele mesmo, com Adam West, que era cheio de onomatopéias, apetrechos esquisitos e outras características da época. Assim, o cineasta “inventa” um visual retro-futurista que nos remete diretamente aos tempos da discoteca, abusando das cores, do psicodélico, do esquema carnavalesco e da falta absoluta de seriedade. Indo para o extremo do caricato em diversos momentos. Com atuações exageradas e sem compromisso algum com qualquer noção de “realismo” - relegado totalmente na visão concebida por Schumacher.
Um retrato datado e que destoa do tom adotado por Christopher Nolan em sua recente trilogia, esta, realmente fiel as HQs do Batman e seguindo apropriadamente uma linha sombria, complexa, verossímil e se aproveitando com propriedade da tridimensional psique de Bruce Wayne e de seus inesquecíveis arquiinimigos.

A diferença de qualidade entre as histórias é visível. Enquanto Nolan mergulha em temáticas profundas, Schumacher limita-se ao superficial, confiando na capacidade e no carisma da constelação de estrelas hollywoodianas que recheia seu filme para compensar a fraqueza de conteúdo e narrativa. O resultado foi um tremendo fracasso de bilheteria que quase destruiu a franquia (recuperada só agora) e fez ao menos duas vítimas: Robin e Batgirl, cujos interpretes perderam espaço e tiveram um enorme revés em suas carreiras (até então, em ascensão). Ambos saíram “queimados” e virtualmente “na lista negra” do estúdio, que preferiu por a culpa na incapacidade da dupla (e de seu comandante) em segurar as pontas e sobrepujar alguns dos piores momentos na filmografia do Morcegão.

PS: Fora a péssima dublagem, criticada por todos os presentes...

Por fim, a feliz sorteada do VALE PIZZA cedido gentilmente pelo parceiro XICO PIZZA foi Andressa Decarla, parabéns a vencedora e “bon appétit”!!!