Destaque CCJ

10º PRÊMIO CINECLUBE JACAREÍ - CORVO DE GESSO 2017



FINAL DAS INSCRIÇÕES: 20 DE JULHO DE 2017

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

REGULAMENTO (Clique Aqui)


-CURTA E SIGA O CINECLUBE JACAREÍ E CORVO DE GESSO NAS REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/CineclubeJacarei/

https://www.facebook.com/CorvoDeGesso/

https://www.youtube.com/user/cineclubejacarei


-Saiba sobre o Cineclube Jacareí

cineclubejacarei@gmail.com

O projeto Cineclube Jacareí existe desde 2007. Com cinco anos de existência, tem uma missão nesta cidade. O dever de repartir com as pessoas o desejo de ver, informar-se e aprender sobre filmes e o cinema.

O inovador projeto Cineclube Jacareí atinge esse ano mais de cento e oitenta sessões do "Cinema de 5ª". Mostrando filmes independentes de cineastas locais e do Brasil. Preparou e entregou mais de cinqüenta estatuetas nas edições do anual "Prêmio Corvo de Gesso". Além de ter produzido centenas de filmes através da "Corvo Produções".

O projeto Cineclube Jacareí é pioneiro na região do Vale do Paraíba. Único grupo de trabalho que realiza a tríplice função no movimento audiovisual: produzir, exibir e premiar os filmes amadores, independentes e feitos em casa. Continuaremos a desfrutar dessa arte.



17 de jun de 2012

166ª Exibição - 14 de junho de 2012

Nessa semana voltamos a ter o Cinema de 5ª na Sala Mário Lago, Pátio dos Trilhos (Centro de Jacareí), após deslocados quinta passada por causa de reparos emergenciais no local, mas novamente no conforto “de casa” o público já habituado com nossas sessões relaxou e acompanhou mais uma exibição do Cineclube Jacareí.
Pra começar tivermos a apresentação de "Depois dos 40" de autoria de Adriano Pinheiro com apoio de Sergio Nogueira e Wellybh Machado, colegas de Corvo Produções. O “curta minuto” foi bem recebido pelo teor crítico e por sua experta brincadeira com a neurose de medicamentos que vamos acumulando depois da meia-idade, mostrando (de forma não-linear) um armário cheio de frascos sendo arrumado e bagunçado em frente a lembranças de uma vida toda, conceituando a questão da preocupação com a saúde e do peso desse extenuante cotidiano que herdamos com os anos, o que chamou a atenção do público. Seu maior mérito talvez tenha sido mostrar muito em meros 60 segundo de filme, algo muito difícil de ser conseguido.

Depois veio o longa-metragem “Alien - O 8º Passageiro” (1979), filme de Ridley Scott que foi programado para chegar junto de seu prólogo, "Prometheus", atualmente em cartaz nos cinemas. A película agradou os presentes, mostrando que bons filmes resistem ao tempo, e apesar dos efeitos terem envelhecidos claramente, a obra permanece tensa e assustadora, com um ótimo trabalho de câmera e fotografia que valoriza a sensação de suspense e claustrofobia.

Scott espertamente construiu uma narrativa exemplar dentro do gênero, ambientando a história em um local completamente inóspito, isolado (o espaço sideral) e escondendo do expectador a personagem principal até o fim, fazendo, assim, com que todos os tripulantes da nave Nostromo fossem potenciais vítimas do monstro alienígena que a invade. Aliás, o visual do famoso “Alien” desenhado por H.R.Giger não é considerado icônico por acaso, permanecendo maravilhoso até hoje - e a produção se aproveita da temática de ficção científica para construir uma criatura menos fantasiosa e muito mais realista, desenvolvendo todo um conjunto de explicações biológicas críveis para seu desenvolvimento. Tornando-a ainda mais ameaçadora.
Após o debate, como está se tornando uma tradição em nossos eventos, foi sorteado um “Vale Pizza” gentilmente cedido pelo parceiro “Xico Pizza”. E a vencedora da vez foi a Teresinha Sueli, que levou feliz o delicioso prêmio pra casa.

Para finalizar, lembramos que o Cineclube Jacareí está de parceria com o Claquete Virtual no intuito de trazer matérias e críticas sobre o audiovisual. Assim, já está online o texto sobre "Prometheus", o tão esperado retorno de Ridley Scott a saga “Alien”. Não deixem de conferir mais essa novidade!