Destaque CCJ

10º PRÊMIO CINECLUBE JACAREÍ - CORVO DE GESSO 2017



FINAL DAS INSCRIÇÕES: 20 DE JULHO DE 2017

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:

FICHA DE INSCRIÇÃO (Clique Aqui)

REGULAMENTO (Clique Aqui)


-CURTA E SIGA O CINECLUBE JACAREÍ E CORVO DE GESSO NAS REDES SOCIAIS:

https://www.facebook.com/CineclubeJacarei/

https://www.facebook.com/CorvoDeGesso/

https://www.youtube.com/user/cineclubejacarei


-Saiba sobre o Cineclube Jacareí

cineclubejacarei@gmail.com

O projeto Cineclube Jacareí existe desde 2007. Com cinco anos de existência, tem uma missão nesta cidade. O dever de repartir com as pessoas o desejo de ver, informar-se e aprender sobre filmes e o cinema.

O inovador projeto Cineclube Jacareí atinge esse ano mais de cento e oitenta sessões do "Cinema de 5ª". Mostrando filmes independentes de cineastas locais e do Brasil. Preparou e entregou mais de cinqüenta estatuetas nas edições do anual "Prêmio Corvo de Gesso". Além de ter produzido centenas de filmes através da "Corvo Produções".

O projeto Cineclube Jacareí é pioneiro na região do Vale do Paraíba. Único grupo de trabalho que realiza a tríplice função no movimento audiovisual: produzir, exibir e premiar os filmes amadores, independentes e feitos em casa. Continuaremos a desfrutar dessa arte.



18 de nov de 2009

Cineclube Jacareí já tem indicados ao Corvo de Gesso 2009

O Cineclube de Jacareí divulga o nome dos indicados ao prêmio Corvo de Gesso que participaram do projeto Cinema de 5ª com produções de curtametragens durante 2009. São 27 produções indicadas em 12 categorias. A premiação é dia 3 de dezembro, às 19h, na Sala Mário Lago.
O Corvo de Gesso é uma estatueta inspirada na mais cobiçada estatueta do mundo cinematográfico, o Oscar, e concebida pelo artista plástico Raico. Foi instituído no ano passado com o objetivo de premiar as melhores produções em várias categorias.
A votação dos melhores será realizada no próximo domingo (22) por um júri formado por 10 pessoas e organizado pela Comissão de Áudio Visual da Fundação Cultural de Jacarehy. O presidente da Comissão, Adriano Pinheiro, explica que, no processo de votação, os jurados recebem um formulário com os nomes dos indicados e onde podem marcar as suas escolhas em cada categoria. Os nomes dos vencedores somente serão revelados no dia da premiação. O objetivo mesmo é manter o suspense para os concorrentes, completa Pinheiro.
Ao todo concorrem 48 vídeos de curtamentragens filmados em câmeras digitais variadas e celular. Pode parecer só diversão, mas a premiação é uma maneira de incentivar a produção de curtametragens da cidade e região, garante o presidente do Cineclube, Sergio Nogueira de Andrade.
A entrega da estatueta do Cineclube promete não só revelar talentos, mas arrancar muito riso da plateia, pois entre as marcas do projeto estão irreverência e o humor dos organizadores e dos próprios produtores de curtas. A categoria Melhor Curta No Ar premia, por exemplo, aquele curtametragem, a que o espectador assiste mas não entende nada. Ele fica de fato no ar, comenta o vice-presidente do Cineclube, Vinicius Santos. Os erros de edição, contrarregra e bizarrices que fazem jus a uma produção trash disputam a estatueta na categoria Defeitos Especiais. Já os filmes inspirados em produções de sucesso concorrem na categoria Melhor Curta Genericão.

Prêmios extras Seguindo a linha trash O Corvo de Gesso faz ainda homenagem a uma personalidade que o Cineclube elege como destaque do ano. O homenageado nem sempre precisa estar presente. No ano passado foi escolhido o Zé do Caixão. Há ainda a premiação para o cinéfilo mais assíduo do Cinema de 5ª.
Os nomes só são divulgados para o público no dia da entrega do prêmio. É sempre uma surpresa, diz Sergio Nogueira.

Cine trash - O projeto Cinema de 5ª foi criado em setembro de 2007 pelo Cineclube Jacareí, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. São 80 curtametragens exibidos em 67 sessões, 162 vídeos no Youtube, blog e comunidade no Orkut com mais de 500 membros.
A proposta do Cinema de 5ª é de exibir filmes \'trash\', curtametragens e produções independentes, além de debates com o público após as sessões. É um projeto interessante que estimula cultura, arte e diversão. E contempla a área do audiovisual, afirma da presidente da Fundação, Sonia Ferraz.
O Cinema de 5ª - cujo título é mais uma alusão ao dia da semana do que propriamente à qualidade de produção - inclui ainda na lista filmes de gêneros variados que vão do suspense de Steven Spielberg ao faroeste de John Ford, além das produções independentes. A princípio o nosso foco era o \'trash\'. Como o projeto foi conquistando mais adeptos, abrimos espaço para documentários e, hoje, além de divertir, também provoca o lado crítico do espectador e serve de vitrine para produtores independentes. afirma Vinicius Santos, vice-presidente do Cineclube Jacareí.
Os vídeos exibidos no Projeto Cinema de 5ª têm duração de 5 a 10 minutos. Já os documentários não ultrapassam 15 minutos. Os vídeos são produzidos pela nossa comissão de audiovisual e também produções de pessoas que nos enviam até mesmo de outras cidades como São José dos Campos, São Paulo e Rio Claro, completa Santos.

Confira a lista dos indicados:

Melhor Curta No Ar
O Monstrinho Amigável - Hugo Jordão
O Ataque do Corvo de Gesso - Vinicius J. Santos
Loucuras, brinquedos e Aspiradores - Vinicius J. Santos

Melhor Curta Genericão
Desconexão Cabeça: Festa a Fantasia - Vinicius J. Santos
Mentos - The Freshmaker - Vinicius J. Santos
O Massacre da Makita Eletrica 3 - Vinicius J. Santos e Rogério Moretto

Melhor Curta de Celular
O Monstrinho Amigável - Hugo Jordão
Às Vezes é Melhor Trazer de Casa - Vinicius J. Santos
Open the Door - Vinicius J. Santos, Dario Bueno e Adriano Pinheiro

Melhor Curta Por Minuto
Alice - Vivian Fenchel
Palavra Merda - Vivian Frenchel
O Quarto 666 - Jareds Junior

Melhor Musical
Micajéquison: Beat It - Vinicius J. Santos
Micajéquison: This Demerol - Vinicius J. Santos e Rogério Moretto
Descrentes: Bem Nascido, Mal Amado - Emerson Galatti

Melhor Documentário
IV Eco Boia 2009 - Sergio Nogueira e André Nogueira
Edvaldo 100% Michael Jackson - Milton Gomes
Microbiografia Guataçara Monteiro - Adriano Pinheiro

Defeitos Especiais
Pacto Demoníaco - Adriano G. Bruschi
Aparições - Michel Albano
A Menina da Escada 2 - Michel Albano

Melhor Edição de Ficção
Mothra: A Mariposa Gigante - Vinicius J. Santos
Abordagem Maldita - Thierry Durieux e Luciano Rocha
Loucuras, brinquedos e aspiradores - Vinicius J. Santos

Melhor Roteiro de Ficção
Programa Mulheres que Ralam: Dona Creusa a Dona de Casa - Vinicius J. Santos
O Massacre da Makita Eletrica 3 - Vinicius J. Santos e Rogério Moretto
Mil Real - Emerson Galatti

Melhor Fotografia de Ficção
Pacto Demoníaco - Giuliano T. Casagrande
Maneiras - Antonio de Laet e Yuri Moraes
Abordagem Maldita - Thierry Durieux, Renato Rodrigues, Caue Bravim e Jareds Junior

Melhor Direção de Ficção
Programa Mulheres que Ralam: Dona Creusa a Dona de Casa - Vinicius J. Santos
O Massacre da Makita Eletrica 3 - Vinicius J. Santos e Rogério Moretto
Maneiras - Yuri Moraes

Melhor Ficção
Maneiras
Abordagem Maldita
Loucuras, brinquedos e aspiradores

Autor: Rosana Antunes